Levantamento revela que 150 mil motoristas de aplicativo trabalham com veículo alugado

Levantamento revela que 150 mil motoristas de aplicativo trabalham com veículo alugado

Atualmente, um em cada quatro motoristas de aplicativo no Brasil trabalham com veículo alugado. De acordo com a ABLA (Associação Brasileira das Agências de Locadoras de Veículos), em Janeiro de 2020 eram mais 150 mil profissionais rodando com carros alugados.

O Brasil é um dos maiores mercados de aplicativos de transporte no mundo. Segundo dados disponibilizados pelas próprias empresas deste serviço, são mais de 600 mil motoristas cadastrados.

Por que tantos motoristas de aplicativos utilizam veículo alugado?

A instabilidade do mercado brasileiro nos últimos anos aumentou o índice de desemprego. Essa realidade forçou as pessoas buscarem por alternativas de renda e trabalhar dirigindo se tornou uma boa opção.

No entanto, para um desempregado que ainda não possui seu próprio carro, não é uma escolha sábia entrar em um financiamento de muitos anos. Além das parcelas, revisões, manutenções, seguro, licenciamento e IPVA, existe o risco de a profissão não dar certo e a dívida se tornar uma bola de neve.

Um bom exemplo de imprevisto é o surto de Covid-19. No começo deste ano, a ABLA tinha a expectativa de que número de motoristas de aplicativos utilizando veículos alugados aumentaria. Entretanto, a pandemia pegou o mundo de surpresa e milhares de profissionais se viram impedidos de trabalhar.

Vantagens para o motorista que escolhe trabalhar com veículo alugado

Não é só por reduzir os riscos financeiros que os motoristas de aplicativo optam por veículo alugado. O aluguel dá a oportunidade de trabalhar sempre com carro novo, confortável, em bom estado de conservação.

Além disso, quando forem necessárias manutenções, revisões e outros serviços que interromperiam as atividades do motorista com carro próprio, pode-se simplesmente trocar de veículo. Também é possível optar por modelos mais confortáveis para atender demandas específicas.

Agora você já entende os motivos de tantos motoristas de aplicativo escolherem trabalhar com o veículo alugado, não é mesmo? Se quiser aprender mais sobre o setor de transportes e aluguel de veículos, continue no blog!